NO MÊS DOS MANGUEZAIS, FEMAR LEVA ALUNOS PARA CONHECEREM ESSE ECOSSISTEMA!

No mês que é celebrado o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) desenvolveu várias atividades culturais através do projeto “Mangue Legal”. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre a importância dos manguezais para a sustentabilidade do Planeta e conscientizar as crianças para a preservação desses ecossistemas únicos, ricos em biodiversidade e que caracterizam a transição entre o ambiente terrestre e marinho em regiões tropicais e subtropicais.

No dia 9 de julho, cerca de 30 alunos de 06 a 09 anos de idade, matriculados do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria, situada em Irajá, na cidade do Rio de Janeiro, participaram da atividade de conscientização “Mangue Legal”. O projeto realizou um passeio pedagógico pela Reserva Caiçara, pelo Canal de Marapendi e pelo “Pantanal Carioca”, além de uma visita ao Parque Natural Municipal de Marapendi.

Os estudantes foram até o espaço Reserva Caiçara, de onde embarcaram numa balsa para o passeio ecológico. Localizado em uma das áreas mais agitadas do Rio de Janeiro, o Canal de Marapendi, também conhecido como “Pantanal Carioca”, arrancou gargalhadas e questionamentos das crianças, interessadas nas novidades apresentadas sobre a fauna, a flora e as belezas dos manguezais cariocas.

Em seguida, visitaram o Parque Natural Municipal de Marapendi, que resguarda os ecossistemas nativos de restinga e manguezal, além de paisagens naturais. Foi criado com o objetivo de ser um espaço de lazer e interação ao ar livre, bem como um local de preservação ambiental. Também abriga uma variedade de espécies de flora e fauna, características do bioma costeiro.

MANGUEZAIS

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ressalta que os manguezais são ecossistemas raros, espetaculares e férteis na fronteira entre terra e mar, que contribuem para o bem-estar, segurança alimentar e proteção das comunidades costeiras em todo o mundo, além de sustentar uma rica biodiversidade e fornecer um valioso habitat de berçário para peixes e crustáceos. Também atuam como uma forma natural de defesa costeira contra tempestades, tsunamis, elevação do nível do mar e erosão. Seus solos são reservatórios de carbono altamente eficazes, sequestrando grandes quantidades do gás de efeito estufa.

No entanto, os manguezais estão desaparecendo cada vez mais rápido, com sérios impactos ecológicos e socioeconômicos. É imprescindível, para superar esses desafios, adotar esforços integrados que incluam ações não só governamentais, bem como a conscientização das gerações futuras para conservação e proteção desses raros ecossistemas.

Além da conservação da biodiversidade tanto Pantanal Carioca quanto do Parque Natural Municipal de Marapendi, a FEMAR apoia a causa da qualidade de vida dos cariocas, oferecendo um refúgio verde em meio à paisagem urbana do Rio de Janeiro!

Fontes: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1796462

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais: