26/07 – DIA MUNDIAL PARA A CONSERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA DE MANGUEZAIS

Celebrado internacionalmente em 26 de julho, o dia é dedicado a valorização e a conservação do ecossistema de manguezais. Os mangues compõem a parte costeira, são áreas de transição entre ambientes terrestres e marinhos, localizados em regiões tropicais e subtropicais pelo mundo. Eles fornecem uma variedade de serviços ecossistêmicos vitais para o Planeta.

Os manguezais auxiliam na captura de carbono contra tempestades, contribuem para o sustento de comunidades locais através da pesca e do turismo, e servem de habitat para diversas espécies de plantas e animais. Mas, apesar de toda sua contribuição, os manguezais enfrentam ameaças crescentes devido ao desenvolvimento costeiro, a poluição, a aquicultura (produção de pescados em cativeiro) descontrolada, o desmatamento, a exploração de recursos de forma não sustentável, a falta de políticas de proteção e mudanças climáticas.

Para superar esses desafios é imprescindível adotar esforços integrados que incluam ações governamentais, a restauração de áreas degradadas, a gestão sustentável dos recursos e a conscientização das comunidades locais em relação a sua importância.

A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) apoia a conservação e proteção desse ecossistema valioso!

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais: