07/09 – DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Publicado em 06 de Setembro de 2024

No dia 7 de setembro comemoramos, anualmente, a Independência do Brasil, um grande marco na história do nosso País, proclamada por D. Pedro em 1822 às margens do rio Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo.

Com o aumento da crise entre Brasil e Portugal, o mar foi o único caminho para alcançar a Independência em todo o território brasileiro. A Marinha Imperial, por ter o controle e domínio do mar, contribuiu com o transporte, o apoio de fogo naval contra as tropas portuguesas, com a capacidade de dissuasão e proteção das linhas de comunicação marítimas contra navios lusitanos que tentassem interferir nesse tráfego.

A data é um momento de celebração da história e da cultura do Brasil. Uma reflexão sobre o desenvolvimento do nosso País, que nos motiva na construção de um futuro promissor!

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Foto: Reprodução/Flickr/Marinha do Brasil

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais: