Publicado em 09 de Outubro de 2024
O Assessor Administrativo da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), Floriano Lopes, compartilhou sua felicidade por ter sido contemplado com a Medalha de Prata na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm), promovida pelo CRA-RJ.
O evento, que teve como objetivo disseminar o conhecimento da Administração como ciência e incentivar estudantes e profissionais a discutir temas como gestão, inovação e sustentabilidade, abrangeu um público-alvo estudantes de nível médio, técnicos, graduados, bacharéis, pós-graduados, mestrados e doutorados.
Essa edição inaugural contou com mais de 30 mil inscritos em todo território nacional e teve como tema “Gestão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas para a Agenda 2030. No decorrer de uma semana, em junho deste ano, foram realizadas provas e jogos temáticos voltados ao desenvolvimento e gestão sustentável.
A OBAdm foi um evento inovador e interessante, alinhado às tendências de mercado de como promover um desenvolvimento sustentável e manter o equilíbrio com a natureza.
Cabe ressaltar que a Olimpíada contou com uma proposta inovadora, com provas online e avaliações em formato de jogos, que analisavam a capacidade de administração de recursos e de tomadas de decisões assertivas em tempo real. Dessa forma, foram avaliados os participantes deste desafio.
As mudanças climáticas são uma preocupação no mundo globalizado, que há pelo menos 30 anos vem acompanhando com mais atenção os efeitos da aceleração no aumento da temperatura média da Terra – o chamado fenômeno do aquecimento global, que apresenta como resultado a escassez dos recursos naturais.
Diante do exposto, levando em consideração os aspectos apresentados e todas os acontecimentos recentes a OBAdm, traz uma reflexão, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas podem contribuir para uma gestão mais sustentável do Planeta.