NA SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS, FEMAR LEVA PARTICIPANTES DO PROFESP DA DHN PARA CONHECEREM OS MANGUEZAIS!

Publicado em 11 de Outubro de 2024

Na semana em que comemoramos o Dia das Crianças, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) levou, no dia 10 de outubro, cerca de 30 crianças participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), para participarem do Projeto “Mangue Legal”.

A atividade deu início no espaço “Reserva Caiçara”, de onde as crianças embarcaram numa balsa para o passeio ecológico.  Localizado em uma das áreas mais bonitas do Rio de Janeiro, também conhecido como Pantanal Carioca“, elas puderam aprender sobre a fauna, a flora e as belezas dos manguezais cariocas. Em seguida, visitaram o “Parque Natural Municipal de Marapendi”, que resguarda os ecossistemas nativos de restinga e manguezal, além de paisagens naturais.

O Projeto “Mangue Legal” foi criado para ilustrar a importância dos manguezais, conhecidos como “berçário do mar”, e incentivar a preservação ambiental. Também visa promover a proteção dos manguezais, assegurando a reprodução de diversas espécies e contribuindo para o aumento da biodiversidade marinha, além de apoiar a economia local, especialmente a pesca artesanal. O Projeto cultiva a mentalidade marítima voltada para a conservação entre jovens e crianças!

Além da conservação da biodiversidade tanto do “Pantanal Carioca” quanto do “Parque Natural Municipal de Marapendi”, a FEMAR apoia a causa da qualidade de vida dos cariocas, oferecendo um refúgio verde em meio à paisagem urbana do Rio de Janeiro!

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais: