Publicado em11 de Julho de 2025
O Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais é celebrado em 27 de julho. A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), comprometida com a conscientização da cultura oceânica e da importância desse ecossistema, contribui para a preservação ambiental e busca incutir nos jovens e crianças a mentalidade marítima pautada na preservação através do Projeto “Mangue Legal”.

Em 9 de julho, cerca de 30 estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Almirante Paulo Castro Moreira da Silva, localizada na Barra da Tijuca – bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, participaram de diversas atividades para demonstrar a importância desse ecossistema, conhecido como “berçário do mar”.

Os alunos iniciaram as atividades embarcando numa “balsa pedagógica” para um passeio ecológico pelo Pantanal Carioca. A fauna, a flora e as belezas dos manguezais cariocas foram apresentados às crianças.

Em seguida, realizaram uma visita guiada pelo Parque Natural Municipal de Marapendi, que resguarda os ecossistemas nativos de restinga e manguezal, além de paisagens naturais e abriga características do bioma costeiro.

PROJETO “MANGUE LEGAL”
O “Mangue Legal”, que tem a finalidade de difundir o conhecimento sobre a importância que os oceanos e mares têm para a humanidade, faz parte do Projeto Atividades de Conscientização (PROATICONS), dentro do Programa de Responsabilidade Social (PRS) da FEMAR.
O Projeto visa, ainda, disseminar aos alunos, oriundos de escolas municipais do Rio de Janeiro, a importância da proteção dos mangues, a garantia da reprodução de diversas espécies e a contribuição com o aumento da biodiversidade nos mares, além de colaborar com a economia local de pesca artesanal.

A FEMAR apoia esta causa: qualidade de vida e refúgio verde em meio à paisagem urbana do Rio de Janeiro! Uma Sociedade consciente de seu papel na preservação da cultura oceânica tende a mudar seus hábitos contribuindo assim para a sustentabilidade do Planeta.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil
Fundação de Estudos do Mar
Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar