Publicado em 01 de Setembro de 2023
Você sabia que já estamos no terceiro ano da Década dos Oceanos?
Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou uma proposta para que o período compreendido entre 2021 e 2030 fosse declarado como a Década dos Oceanos.
A iniciativa teve como propósito reforçar a conscientização da humanidade quanto à importância dos oceanos para a nossa sobrevivência como na produção de oxigênio e na regulação do clima, além das possibilidades associadas à biodiversidade e demais serviços ecossistêmicos.
Outro aspecto que motivou o estabelecimento de um período dedicado aos oceanos é o crescente processo de degradação dos mares: poluição de todos os tipos; pesca sem obedecer critérios sustentáveis; invasão de espécies exóticas; e impactos decorrentes das mudanças climáticas.
Um caminho para que seja alcançada a desejável conscientização é a inserção de temas que reforcem a importância dos oceanos nos processos educacionais, tanto na formação dos professores, quanto nas salas de aula de todas as faixas etárias, com destaque para os mais jovens dos ensinos fundamental e médio. É fundamental que nossas crianças sejam cidadãos bem informados!