Publicado em 18 de Setembro de 2023
Onde estamos… Para onde vamos?
Os plásticos descartáveis (que são metade do plástico que consumimos anualmente) possuem ampla utilização em nosso dia-a-dia. No entanto, de acordo com a empresa Life Out Of Plastic (LOOP), esses plásticos podem levar até 500 anos para se decompor completamente. Diante de todas as desvantagens associadas ao uso do plástico, é inegável que devemos reduzir significativamente o consumo desse material.
Todo plástico utilizado eventualmente se transformará em microplásticos. A presença de microplásticos no ambiente acaba sendo um concentrador de outras substâncias tóxicas presentes no meio ambiente, como os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Quando os microplásticos absorvem esses POPs, potencializa a contaminação dos seres vivos, uma vez que, devido ao seu pequeno tamanho, alcança locais impensáveis.
O microplástico já está presente na água potável do mundo inteiro, no gelo polar, nos alimentos, na atmosfera, em animais da base da cadeia alimentar e no sal.
O plástico é difícil de ser compactado, o que gera grande volume de lixo, dificultando a decomposição de outros materiais orgânicos. Quando descartado nos oceanos, se fragmenta e acaba sendo confundido com comida por muitas espécies de animais marinhos, prejudicando toda a cadeia alimentar.
Conscientize!
Conscientize seus amigos e familiares sobre a importância de reduzir o consumo de plásticos. Dê o exemplo! Reduza o consumo de plásticos! Mostre aos seus companheiros de trabalho como também fazer! É o impacto das ações pelo bem do planeta!