FEMAR MARCA PRESENÇA NA NAVALSHORE 2025

Publicado em 21 de Agosto de 2025

Com foco na formação e qualificação de marítimos, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) participou, no dia 19 de agosto, do Ciclo de Palestras da Navalshore 2025 – Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, evento realizado no centro de convenções Expo Mag, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu empresários, autoridades e profissionais do setor com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria naval brasileira, fomentar parcerias estratégicas e ampliar oportunidades de negócios.

A Cerimônia de Abertura contou com a participação do representante do Ministério de Portos e Aeroportos, do Senhor Dino Batista, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, do Vice-Almirante André Macedo, Diretor de Portos e Costas, e do Senhor Sérgio Bacci, Presidente da TRANSPETRO, dentre outros setores associados à atividade marítima. Durante a abertura foram destacados os desafios e as perspectivas diante um cenário de retomada do crescimento e de busca por inovação, eficiência e sustentabilidade no mar.

A FEMAR esteve presente com uma participação de destaque no Ciclo de Palestras no maior evento da indústria de construção naval da América Latina. O Superintendente de Ensino da Fundação, Marco Antonio Pires de Almeida, apresentou o tema “A Formação de Marítimos no Brasil”, na qual discutiu os principais desafios enfrentados na qualificação de mão de obra especializada, além de abordar as perspectivas futuras para o ensino profissional marítimo no País.

O Superintendente de Ensino ainda ressaltou a importância dos cursos oferecidos pela Instituição — muitos deles gratuitos por meio do Programa de Responsabilidade Social (PRS). “A FEMAR tem um compromisso não apenas com o setor produtivo, mas também com a Sociedade. O PRS é uma das iniciativas mais importantes da Fundação, oferecendo cursos gratuitos voltados à formação e qualificação de trabalhadores do setor marítimo, além de abrir oportunidades para membros da comunidade em geral”, afirmou.

Durante sua palestra, também abordou a necessidade de adaptação constante frente às transformações tecnológicas e às exigências do mercado internacional. “Estamos em um momento decisivo, em que o setor naval precisa de profissionais cada vez mais capacitados e alinhados às inovações tecnológicas. A capacitação técnica e o investimento em educação são pilares estratégicos”, completou.

O Presidente da Fundação, Marcelo Francisco Campos, reforçou a visão estratégica da Instituição e o compromisso com o fortalecimento da cultura oceânica no Brasil. “Vivemos um momento em que o mar volta a ser central para o desenvolvimento nacional. A Fundação acredita que o Brasil não é viável sem o mar — essa é a frase que nos move e orienta nossas ações. Trabalhamos com foco na captação, formação e valorização dos nossos profissionais marítimos, sem abrir mão da busca constante por soluções tecnológicas que modernizem o setor. A inovação é essencial para tornar o Brasil competitivo no cenário internacional”, concluiu.

Com sua participação na Navalshore 2025, a Fundação de Estudos do Mar reafirma seu papel estratégico no fortalecimento da indústria marítima nacional.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não deixe de acompanhar nossas novidades no link:
https://linktr.ee/fundacaofemar