16 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DA AMAZÔNIA AZUL

Publicado em 10 de Novembro de 2021

A Fundação de Estudos do Mar – FEMAR, comprometida no Projeto “Atividades de Conscientização”, realiza várias atividades ao longo do ano. A primeira delas, “Mar de Histórias”, acontece no próximo dia 16, às 10h, na Escola Municipal Jurandyr Paes Leme, situada na Estrada do Pontal, 1990 – Recreio.

“Mar de Histórias” será a primeira atividade do Projeto. A FEMAR levará uma série de atrações culturais para a Escola Municipal Jurandyr Paes Leme, no Dia Nacional da Amazô“Mar de Histórias” foi criada como forma da Fundação contribuir com a divulgação do Dia Nacional da Amazônia Azul. A data, 16 de novembro, foi instituída pela Lei nº 13.187, de 11 de novembro de 2015, mesmo dia que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

É a homenagem da nação brasileira ao mar que nos pertence: a “Amazônia Azul”

Em virtude de possuir dimensão e biodiversidade semelhantes ao da Amazônia Verde, convencionou-se chamar de “AMAZÔNIA AZUL”, que corresponde à parcela do mar, hidrovias e demais águas interiores, sobre as quais o Brasil possui jurisdição, responsabilidades e direitos, o que equivale a, aproximadamente, metade da nossa massa continental.

Possui grande importância econômica estratégica para o país. No mar estão as reservas do pré-sal e dele retiramos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzido no País. Por nossas rotas marítimas, escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados. Um acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais, com a existência de estratégicos portos, centros industriais e de energia.

Neste dia, os alunos participarão de atividades culturais, tais como oficinas e peça teatral, com o propósito de conhecer o mar e desenvolver um sentimento de maritimidade para a contribuir com a sua preservação!

O papel da FEMAR é imprescindível: conscientização! Realizar atividades que esclareçam nossas crianças a importância desse imenso e incalculável patrimônio brasileiro, bem como da necessidade de se proteger e preservar nossas águas!