Publicado em 30 de Setembro de 2024
A Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), a Gehr International e a Mediterráneo Señales Maritimas S.L (MSM) realizaram, no dia 24 de setembro, o workshop “A importância da Qualificação Técnica em AtoN (Auxílios à Navegação) no Planejamento e Operação do Espaço Aquaviário”.
O evento teve o propósito de debater e incentivar o aperfeiçoamento técnico profissional do pessoal com responsabilidades vinculadas ao planejamento e a operação do espaço aquaviário. Também proporcionou o aprimoramento do conhecimento dos participantes sobre as melhores práticas e apresentou o estado da arte em tecnologias aplicadas aos Auxílios à Navegação, em conformidade com as normas no âmbito da Organização Internacional de Auxílios Marítimos à Navegação (IALA).
O Presidente da FEMAR ressaltou que a realização de um evento como esse, além de apresentar novos equipamentos de Auxílio à Navegação (que possuem a certificação da IALA), evidencia a necessidade de qualificação de pessoal, por meio de cursos de operação e manutenção: “É dentro desse cenário que surge essa parceria da MSM e FEMAR, por intermédio da Gehr, para que a gente possa efetivamente modernizar os nossos auxílios à navegação e, em paralelo, capacitar, em nível técnico, pessoas que irão operá-los e mantê-los. Reforço a importância desse workshop que será uma ferramenta para trilhar o caminho da especialização, principalmente para a Autoridade Portuária.”
O workshop foi dividido em três painéis: “A Visão do Regulador”; “A Visão do Cliente”; e “O Futuro chegou”. Foram abordados diversos tópicos, tais como: as novas tecnologias utilizadas nos Auxílios à Navegação e na preservação ambiental; a formação e a capacitação de pessoal; e as ações preventivas visando à segurança da navegação em toda Amazônia Azul.
O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Sílvio Luís, encerrou o evento destacando o desafio em gerenciar e defender todas as atividades marítimas: “Tal compromisso de tamanha magnitude e importância não pode ser conduzido sem a qualificação e o aperfeiçoamento técnico profissional. É necessária a tecnologia e a execução de tão importante tarefa de capacitação. Tópicos, dos quais, foram muito bem abordados durante essa apresentação.”