FEMAR PARTICIPA DA 1ª MOSTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO E DO PROJETO ÁGUAS DA GUANABARA 

Publicado em 11 de Novembro de 2024

No mês em que comemoramos o Dia Nacional da Amazônia Azul, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) participou, em 6 de novembro, da 1ª Mostra de Educação Ambiental do município de São Gonçalo e do Projeto Águas da Guanabara, uma iniciativa da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro.

A Mostra, que aconteceu no Teatro Municipal de São Gonçalo, reuniu 250 alunos do município de 6 escolas do ensino fundamental, professores e a comunidade local. Realizou diversas atividades, dentre elas: exposições, palestras, maquetes e apresentações com paródias e teatrinhos. Tudo produzido e confeccionado pelos alunos e professores, com o propósito de disseminar a consciência marítima.

Ao finalizar o evento, A FEMAR realizou o Projeto “Mar de Histórias”, apresentando o espetáculo interativo infantil “A Batalha da Natureza”.  O “lixo nos oceanos” foi o tema do teatro, cujos personagens principais (Atobá, Tartaruga e Bromélia) transmitem o conhecimento sobre a conservação e a preservação da natureza, principalmente, dos oceanos.

O evento é um projeto lúdico de educação ambiental que aborda o comportamento da Sociedade em relação ao descarte dos resíduos sólidos. Os alunos aprenderam sobre as dramáticas consequências que a poluição causa no meio ambiente e como esse ciclo também nos prejudica.

A arte tem papel fundamental como instrumento de transformação social e cultural

O propósito do Projeto “Mar de Histórias” é cultivar nas crianças um sentimento de maritimidade e ressaltar a importância do mar para que todos possam se sentir responsáveis em proteger e contribuir para a preservação do meio ambiente.

A iniciativa reforça o compromisso da FEMAR com a conservação ambiental e a educação sobre a Amazônia Azul, a vasta área de águas brasileiras repleta de riquezas marinhas. O Projeto “Mar de Histórias” é uma ferramenta de comunicação, entretenimento e educação, voltado para a conscientização da necessidade de redução dos impactos da produção de lixo, por meio da arte e da cultura. O espetáculo transmite mensagens transformadoras que incentivam a adoção de práticas sustentáveis, de preservação da natureza e do respeito aos oceanos e mares!

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar