FEMAR E EGN CONCLUEM MAIS UM CURSO ESMAR

Publicado em 01 de Setembro de 2025

No dia 28 de agosto, a 16ª edição do Curso de Estratégia Marítima (ESMAR 2025), uma parceria da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) com a Escola de Guerra Naval (EGN), concluiu suas atividades. Em sua 6ª edição on-line, com aulas síncronas, atendeu a mais de 50 alunos de diversas cidades brasileiras.

No primeiro momento do evento, que ocorreu na sede da FEMAR, o Representante Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional, Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, ministrou a palestra “Representação Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (IMO)”, onde ressaltou o papel da Marinha do Brasil como Autoridade Marítima e de outras Organizações nas tarefas de regulação do Comércio Marítimo Internacional, detalhando a liderança da IMO na transição energética do setor de transporte marítimo, com objetivo de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

Em seguida, foi revelado o Grupo destaque do ESMAR 2025: Grupo Bravo. O aluno João Victor de Ataíde Silva fez a apresentação do trabalho, cujo tema foi a “Análise Oceanopolítica do Atlântico Sul e seu Entorno Estratégico – África Ocidental II – Cabo Verde, Nigéria e Senegal”. Dentre os itens abordados, o integrante do grupo falou sobre a importância do Poder Naval para o desenvolvimento civilizatório, bem como pontuou o relevo do agronegócio, o investimento em genética para a produção e seleção das matrizes do Nelore e como isso vem sendo feito na genética aviária exportada da África.

O aluno João Victor ainda elogiou a realização do Curso, ressaltando que: “o Curso de Estratégia Marítima da FEMAR serve de alerta à Sociedade de como é relevante possuir um Poder Naval”.

Remotamente, a aluna Dhesyre Bovareto agradeceu o corpo docente por toda a dedicação, atenção e cuidado: “Este Curso me abriu um horizonte que eu nem imaginava existir. Todo o conteúdo aprendido foi de enorme valor e, com certeza, levarei não só os conhecimentos adquiridos, mas também a vontade de buscar ainda mais aprendizado nessa área do direito do mar. Percebi questões que nunca imaginei que poderiam se tornar impasses em decisões governamentais. Quando não vivemos o tema, criamos algumas limitações na mente, mas o Curso me fez enxergar muito além da linha do horizonte. Saio desta experiência mais enriquecida e com uma nova perspectiva. Meu agradecimento também a todos os professores — que time de peso em conhecimento e domínio do assunto! Em especial ao Comandante Leonardo Mattos, pois o acréscimo de conhecimento com o podcast “Conexão Geo” tem sido libertador para ampliar meu entendimento sobre Geopolítica. Até breve!”

O Diretor da Escola de Guerra Naval, Almirante Gustavo Leite Cypriano Neves, ressaltou o quanto ficou impressionado positivamente com os trabalhos, já que, independentemente do destaque dado ao Grupo Bravo, todos atingiram o efeito desejado, destacando que: “Os dados são sempre muito volumosos, mas o fato dos senhores terem apresentado a análise para que se possa tomar decisões é decorrência tanto da dedicação do corpo discente quanto do corpo docente. Para nós, da Escola de Guerra Naval, o resultado do ESMAR 2025 é muito gratificante”.

Em seguida, o Presidente da FEMAR, Almirante Marcelo Francisco Campos, enfatizou a importância da “Economia Azul”, bem como a parceria da Fundação com a EGN para promoção dos Cursos de Estratégia Marítima. “É um orgulho enorme conduzir mais esse Curso de Estratégia Marítima, o qual contribui para a promoção da cultura oceânica. Eu me sinto energizado quando vejo o aluno João abordar questões sobre o Poder Marítimo e o Poder Naval, ressaltando a necessidade de termos uma Força Naval pujante. Ficou claro que a Economia do Mar, realizada de forma sustentável, conhecida como Economia Azul, é um segmento importantíssimo para a Economia Brasileira. Afinal, a Economia do Mar, até bem pouco tempo, era desconhecida pela maioria dos brasileiros”, ressaltou.

CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA 2025

O Curso de Estratégia Marítima 2025, que teve início no dia 3 de junho, proporcionou aos alunos conhecimentos básicos da Estratégia Marítima Nacional, enfatizando os aspectos da Conjuntura Internacional e Nacional do Poder Marítimo e da Estratégia Nacional de Defesa.

O ESMAR 2025 faz parte do Projeto de Gratuidade de Cursos (PGC), integrante do Programa de Responsabilidade Social (PRS) da FEMAR.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar