Publicado em 25 de Setembro de 2025
O descarte inadequado de lixo e a poluição causam danos severos, muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente, especialmente à vida marinha. Preservar e cuidar das nossas praias é um dever coletivo.

O Dia Mundial da Limpeza da Terra (celebrado anualmente no terceiro sábado do mês de setembro) é um dos maiores movimentos globais voltados à proteção do Planeta, reunindo instituições e voluntários em ações coordenadas de limpeza e conscientização ambiental.

Alinhada a esse propósito, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), comprometida com a formação de uma mentalidade marítima e a promoção da sustentabilidade, realizou, no dia 20 de setembro, mais uma edição do Projeto LimpaMAR, em parceria com o Instituto Ecológico Aqualung, como parte do Projeto Tatuí.

A participação foi realizada por meio de uma campanha interna da FEMAR de voluntariado, que incentivou colaboradores e alunos da Escola Técnica do Mar (ETEMAR) a se engajarem na coleta de resíduos sólidos na Praia do Flamengo. Os participantes receberam um kit com camisa e boné personalizados, além de luvas e sacos de lixo.

Os voluntários que coletaram a maior quantidade de lixo foram:
1º lugar: Edson Garcez Antunes – 4,160 kg
2º lugar: Lorraine Ferreira Moraes – 3,830 kg
3º lugar: João Pedro Batista de Moura – 2,265 kg
A cultura oceânica e a conscientização ambiental são um dever coletivo!
Mar limpo é vida!
Confira nosso reels sobre o evento CLIQUE abaixo:
Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil
Fundação de Estudos do Mar
Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar