Publicado em 25 de Setembro de 2025
No dia 17 de setembro, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) recebeu, em sua sede, os alunos do Curso Top Executivo para a Economia Azul, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que teve seu início em 29 de agosto. A visita faz parte da programação de Encontro de Estudos do Curso e proporcionou aos estudantes conhecimentos relacionados ao cenário marítimo.

Na ocasião, o Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra Marcelo Campos, apresentou as iniciativas da Fundação em promover cooperação entre os atores ligados ao mar e desenvolver projetos de ensino, capacitação, ciência, tecnologia e inovação voltados ao fortalecimento da Economia Azul no Brasil. Destacou, ainda, ações em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, com ênfase na valorização da Amazônia Azul como patrimônio estratégico nacional e na centralidade do mar para o desenvolvimento do País.
O Presidente acrescentou, ainda, que a Fundação vem ampliando a formação de profissionais qualificados, consolidando conhecimento estratégico e fortalecendo a sinergia entre instituições, empresas e centros de pesquisa. Também ressaltou os desafios unindo ciência, tecnologia e desenvolvimento socioeconômico em prol do protagonismo brasileiro na Economia Azul.
Em seguida, o Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Ralph Dias, apresentou a história do Tribunal no contexto marítimo e destacou a sua estrutura e as principais atribuições: julgamento de Acidentes e Fatos da Navegação, com a definição de causas e circunstâncias, aplicação de penalidades, adoção de medidas preventivas e de segurança, além da produção de estatísticas que orientam ações voltadas à prevenção de novos incidentes. “Outra função essencial é o Registro de Embarcações e da Propriedade Naval, que garante segurança jurídica ao setor”, destacou.

Ao final, ressaltou a importância em fortalecer a mentalidade marítima e consolidar a Economia Azul como eixo estratégico para o desenvolvimento nacional, evidenciando o papel central do mar no crescimento sustentável do Brasil.
Em complemento, o Coordenador do Curso, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, ressaltou a importância do conhecimento das áreas apresentadas e respectivas atuações de liderança na Economia Azul.

O Curso Top Executivo para a Economia Azul é uma iniciativa pioneira voltada à formação de líderes para um “oceano de oportunidades” capazes de atuar estrategicamente em um dos setores mais promissores da economia global. A Economia Azul é o futuro – e o Brasil, com sua imensa costa e riqueza marítima, deve aproveitar essa oportunidade.
Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil
Fundação de Estudos do Mar
Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar