CINE DEBATE NA FEMAR: CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA SOBRE A CULTURA OCEÂNICA

Publicado em 14 de Outubro de 2025

Na manhã do dia 10 de outubro, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) recebeu 50 alunos do Colégio Estadual Brasil-Chile (CIEP 260) para uma edição do Cine Debate, projeto realizado pela Escola Técnica de Estudos do Mar (ETEMAR) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

O CIEP 260 – José Barbosa Porto, localizado em Magé, faz parte do projeto intercultural Brasil-Chile, que valoriza e aprofunda o ensino da cultura chilena e do idioma espanhol. A escola prepara os alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e para o teste Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), para avaliar e certificar a proficiência no espanhol.

O encontro começou com a palestra “A Importância do Mar”, ministrada pelo Superintendente de Ensino da FEMAR, Comandante Marco Antonio, que destacou as infinitas oportunidades da Amazônia Azul — desde a ciência e a tecnologia até as novas fontes de energia limpa. “O mar é o caminho da riqueza. É pesquisa, inovação, energia e futuro”, ressaltou. O Superintendente também abordou a conexão do Brasil ao Chile, falou das suas experiências quando estudou em Valparaiso e apresentou os Projetos da Fundação.

Em seguida, a equipe do PEA Redes da Baía exibiu o episódio 2 da série “Espelhos da Baía” e promoveu um diálogo com os alunos sobre os múltiplos usos e a importância da Baía de Guanabara, estimulando a reflexão sobre a governança e o cuidado com esse ecossistema.

O projeto Redes da Baía de Guanabara tem como objetivo apoiar a discussão sobre o uso comum do espelho d´água da Baía de Guanabara, ao refletir sobre a gestão e a governança desta zona marítima.

A diretora do CIEP 260 Brasil-Chile, Profª Elane, agradeceu a recepção e destacou o impacto positivo da atividade: “Quero agradecer a acolhida tão delicada. Foi um dia muito especial para nossa unidade. As palestras foram inspiradoras e nossos alunos voltaram radiantes! Estamos formando pessoas conscientes sobre a importância de cuidar do nosso Planeta Azul em suas diferentes profissões. Tenho certeza de que essa parceria trará grandes frutos.

A Fundação de Estudos do Mar acredita que educar é transformar e momentos como este reforçam o compromisso com a formação de jovens conscientes da cultura oceânica, preparados para cuidar e inovar nossa Amazônia Azul.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar