PLANETA OCEANO: CIÊNCIA, COOPERAÇÃO E FUTURO AZUL PARA A AMÉRICA LATINA

Publicado em 29 de Outubro de 2025

Entre os dias 21 e 23 de outubro, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) promoveu em sua sede, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro – em parceria com a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) – o evento “Planeta Oceano: origem, presente e futuro da vida na Terra. O primeiro observatório virtual regional da América Latina dedicado à preservação da saúde e da integridade dos ecossistemas marinhos na América Latina” – Corredor Atlântico. O encontro reuniu pesquisadores, técnicos e especialistas da Argentina, Brasil, Cuba, Haiti, República Dominicana, Uruguai e Venezuela por um propósito comum: aprofundar o conhecimento sobre os oceanos e fortalecer as ações de conservação dos ecossistemas marinhos, tanto no Atlântico quanto no Pacífico.

O Seminário destacou o diálogo multilateral e reforçou o papel das tecnologias espaciais e da inteligência artificial como ferramentas essenciais para compreender e monitorar os oceanos, democratizando o acesso a esses recursos para a construção de uma ciência mais inclusiva e colaborativa, voltada a um futuro sustentável para nossos mares.

O Presidente da FEMAR, Marcelo Campos, afirmou que: “para proteger o patrimônio comum da humanidade – o mar – é preciso compartilhar a ciência, a cooperação internacional e o conhecimento”. Para ele receber este Seminário reforça o compromisso da Fundação com iniciativas que unem ciência, tecnologia e sustentabilidade, bem como simboliza o reconhecimento do papel estratégico do Brasil em ações voltadas à proteção do meio ambiente marinho.

O Vice-Presidente da FEMAR, Jayme Teixeira, encerrou destacando o sucesso do encontro: “A Fundação reafirma seu compromisso com a Cultura Oceânica, a Educação Ambiental e o fortalecimento da Economia Azul — um modelo de desenvolvimento baseado no uso responsável e inteligente dos recursos marinhos. Reitero meus agradecimentos à IILA pela confiança de realizar este Seminário. Foi uma grande satisfação recebê-los.”

A Secretária Técnico-Científica da IILA, Tatiana Ribeiro Viana, reforçou a contribuição de grande relevância para o desenvolvimento de novas competências no âmbito formativo do Projeto, propondo reflexões fundamentais para os países membros: “tanto os palestrantes com suas intervenções quanto os participantes que animaram as sessões de perguntas e respostas mostraram empenho no fortalecimento dos conhecimentos necessários para enfrentar de forma eficaz os desafios ambientais relacionados à sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.”

Que este encontro seja mais um passo em direção a um futuro mais consciente, colaborativo e azul!

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais:
https://linktr.ee/fundacaofemar