Proemar

A Fundação de Estudos do Mar – FEMAR lançou, em 10 de agosto de 2017, o Projeto “Programa Escola no Mar” – PROEMAR. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a cidadania, a cultura, o entretenimento e o desenvolvimento da mentalidade marítima dos alunos da rede pública de ensino Municipal, Estadual e Federal da Cidade do Rio de Janeiro, possibilitando que, semanalmente, esses discentes visitem instituições que desenvolvem atividades ligadas ao mar.

As escolas participantes selecionam 30 alunos para compartilharem das atividades realizadas pelos pedagogos, recreadores e funcionários da Fundação, tendo a oportunidade de conhecer o Aquário do Rio de Janeiro – AquaRio, o maior da América do Sul, com cerca de 8 mil animais de 350 espécies diferentes, e, logo após o almoço, o Espaço Cultural da Marinha do Brasil, onde visitam a Ilha Fiscal ou realizam um belo passeio marítimo pela Baía de Guanabara a bordo da Escuna “Nogueira da Gama” ou do Navio Rebocador “Laurindo Pitta”.

Algumas Escolas Municipais (E.M.) já participaram do PROEMAR: a primeira foi a E.M. Professor Jurandyr Paes Leme, localizada no Recreio dos Bandeirantes, em 10 de agosto; no dia 17, foi a vez, da E.M. Frei Gaspar, situada em Vargem Grande; no dia 24, E.M. Nestor Victor, localizada em Pedra de Guaratiba; e no dia 31, a E.M. Almirante Frontin, localizada em Campo Grande.

“O reconhecimento de uma criança pela oportunidade em conhecer algo incomum ao seu cotidiano; aprender um pouco da cultura do seu País; e participar de bons momentos com seus amigos, nos enaltece e nos deixa felizes. Espero que todos aproveitem bastante as visitas e percebam a importância que o mar tem para o Brasil e para a nossa sobrevivência no planeta Terra”, declara o Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra (RM1) Airton Teixeira Pinho Filho.

Conheça Mais Sobre o PROEMAR!

E M Prof. Jurandyr Paes Leme – 10/08/2017

E M Frei Gaspar – 17/08/2017