E-NAVIGATION – DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), em alusão à Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou o Seminário “e-Navigation – Desafios e Oportunidades”, sob a orientação da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e apoio da Diretoria-Geral de Navegação (DGN).

O e-Navigation é um conceito que contempla uma gama de sistemas, serviços de informação integrados e harmonizados, relacionados à Segurança da Navegação e aos serviços Portuários com o propósito de aprimorar a Consciência Situacional Marítima.

A Fundação de Estudos do Mar – FEMAR esteve presente no evento com a participação de FEMARINOS explicando o que é a Instituição, sua missão e, principalmente, os campos de atuação a que se destina, apresentando os simuladores utilizados nas aulas, os cursos e distribuindo folders explicativos, além de sanar as possíveis dúvidas.

O evento foi destinado aos alunos das Escolas de Formação da Marinha Mercante, marítimos, autoridades portuárias e empresas de navegação.

A abertura do Seminário contou com um vídeo do Secretário Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim, no qual afirmou que a “Instituição trabalha, desde 1948, como agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), para a segurança, proteção, preservação ambiental e uma atividade marítima eficiente. A IMO tem celebrado uma série de acordos e convenções. Tornou a atividade marítima infinitamente mais segura com uma redução dramática no impacto ambiental. Espera-se que o e-Navigation englobe informações diversificadas em relação à segurança marítima, proteção e segurança do meio ambiente marinho, reduzindo custos e aumentando a eficiência do comércio e transporte marítimos”, concluiu.

A IMO define o e-Navigation como sendo: “Coleta, integração, intercâmbio, apresentação e análise harmonizados de informações marítimas, a bordo e em terra, por meios eletrônicos, com o propósito de aprimorar a navegação de berço a berço do cais e serviços relacionados, para a proteção e a segurança no mar, bem como a preservação do ambiente marinho”.

Em suas palavras, o Diretor-Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, expressou que o Seminário foi idealizado para ser um Fórum de discussão e aprimoramento das ideias originadas na estratégia de implementação aprovada neste ano pelo Comandante da Marinha, “que tem como objetivo possuir uma infraestrutura confiável e segura, como: produzir cartas náuticas eletrônicas e digitalizar e publicar documentos náuticos. No Seminário teremos uma excelente oportunidade para debater por relevante parcela da comunidade marítima sobre os inúmeros aspectos passíveis de aprimoramento.  Em um País dotado de ricas características marítimas e fluviais como o nosso Brasil, o conceito do e-Navigation trará um olhar para diversas oportunidades que virão provenientes do uso de equipamentos, meios de comunicação e aumento do tráfego de dados gerando um verdadeiro portfólio de informações e serviços”, constatou.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) define que o e-Navigation não é um tipo de equipamento, mas sim um “conceito” que contempla uma ampla gama de sistemas e serviços integrados de informação, relacionados à navegação. O conceito baseia-se na harmonização dos sistemas de navegação e dos serviços de apoio em terra. O propósito é a redução de erros, tornando a navegação nas áreas marítimas e nas vias navegáveis interiores mais confiáveis e mais simples.