“A FEMAR NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO”

Qual a importância da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) para o incremento e disseminação da mentalidade marítima? Como contribuir para o despertar e interesse da Sociedade quanto à importância do mar brasileiro?

Para abordar esses e outros assuntos, o Presidente da Fundação foi convidado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (CEMBRA), para efetuar uma palestra de curta duração, no dia 28 de fevereiro, com o tema: “A FEMAR na Era da Transformação”.

O Coordenador Executivo do CEMBRA, Almirante de Esquadra (Refº) Júlio Soares de Moura Neto, realizou a abertura da apresentação, que teve o propósito de promover a discussão com a Sociedade e a comunidade científica sobre a importância da FEMAR nos dias de hoje, entender como a Instituição vem se adaptando à era da transformação, além do trabalho que é realizado em prol do ensino marítimo e as ações concretas voltadas para o aproveitamento das potencialidades da Amazônia Azul.

O Presidente da FEMAR, Almirante de Esquadra (RM1) Marcelo Francisco Campos, sintetizou, na primeira parte de sua explanação, a conjuntura vivenciada de acelerada velocidade de transformação do mundo. Em seguida, posicionou a FEMAR nessa conjuntura, ressaltando como a FEMAR foi criada e as atualizações que estão sendo desenvolvidas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão para acompanhar essa transformação.

“Os alicerces da Fundação são Ensino, Pesquisa e Extensão. Esse é o tripé que trabalhamos para consolidar e ampliar as áreas de atuação da FEMAR, buscando sempre a excelência: da educação continuadas sobre as atividades marítimas e portuárias; responsabilidade social e sustentabilidade ambiental; e comprometimento com o fortalecimento de mecanismos de Integridade, Compliance, Governança e Transparência, por meio da manutenção da Certificação ISO 9001:2015 para todas as atividades da Fundação”, afirmou.

Em seguida, o Presidente apresentou as atividades do Ensino, com ênfase nos 75 cursos livres que são realizados atualmente, em especial na área técnica: “Já estamos prospectando a implementação de cursos de Pós-Graduação e Graduação. Nosso desafio é criar a Escola Superior do Mar. É o que pretendemos em um futuro próximo!”

Ainda durante a palestra, o Programa de Responsabilidade Social (PRS) foi realçado, bem como detalhado os seus Projetos:  Projeto Escola no Mar (PROEMAR); Projeto de Gratuidade de Cursos (PGC); e Projeto Atividades de Conscientização (PROATICONS). Todos com o mesmo propósito: disseminar a mentalidade marítima nas gerações mais jovens. A FEMAR busca ampliar a cada ano seu PRS.

O Presidente também abordou as atuações em Pesquisa e Extensão, como: o PROANTAR e o LEPLAC. Também falou do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Mar: “Queremos aperfeiçoar a capacitação da mão de obra; estruturar projetos de C&T relacionados ao mar que efetivamente venham gerar Inovação. São as perspectivas de uma FEMAR atualizada para a era da transformação”.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Não deixe de acompanhar nossas novidades nos links abaixo: