A IMPORTÂNCIA DAS MARÉS E CORRENTES OCEÂNICAS

Publicado em 16 de Maio de 2024

As marés, em sua maior parte, são causadas pela atração gravitacional da lua, com uma pequena contribuição do sol. Por outro lado, as correntes oceânicas são resultado dos ventos, do movimento de rotação da Terra e das próprias marés.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?

As marés referem-se aos movimentos variáveis de subida e descida das águas, sem influenciar diretamente na temperatura ou salinidade. Já ascorrentes oceânicas possuem características próprias, como cor, salinidade e temperatura, e movimentam-se em diferentes direções, mantendo essas características.

1. As correntes oceânicas fazem a condução de matéria orgânica e nutrientes, como o fósforo e o nitrogênio, pela região costeira. Assim, ajudam a sustentar a base da cadeia alimentar marinha.
  2. As correntes também auxiliam no clima! Elas ajudam na distribuição do calor ao redor do planeta, influenciam os padrões climáticos e afetam as condições meteorológicas.
  3. As marés criam a zona intertidal, ou zona entremarés, uma área costeira que regularmente é submersa e exposta pela água. Essa variação de áreas úmidas e secas produz habitats únicos, alimentação e abrigo para muitos organismos marinhos.

Fundação de Estudos do Mar

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Não deixe de acompanhar nossas novidades nos links abaixo: