DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 05 de Junho de 2024

Vamos preservar o nosso planeta? O Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, é comemorado anualmente no dia 5 de junho com o objetivo de aumentar a conscientização e promover ações globais em prol da proteção ambiental. É um momento de mobilização da Sociedade em favor do meio ambiente.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tema estabelecido para 2024 é “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. O Reino da Arábia Saudita, país anfitrião da comemoração deste ano, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram a campanha para combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a superação à seca antes das comemorações globais da data comemorativa.

Como a Sociedade pode contribuir para a proteção do meio ambiente?

• Reduzir, Reutilizar e Reciclar: práticas de consumo consciente para minimizar a quantidade de resíduos
  • Economizar Energia: optar por fontes de energia renováveis e reduzir o consumo desnecessário
  • Preservar a Água: evitar desperdícios! Utilize a água de maneira sustentável!
  • Proteção da Fauna e Flora: apoiar e participar de projetos de conservação de espécies e habitats

É preciso lembrar a importância das ações individuais e coletivas que são essenciais para a sustentabilidade e para a saúde do meio ambiente: cultivar árvores, evitar os poluentes, recuperar as fontes de água e diminuir os desperdícios.

Terra é vida. É o chão em que pisamos e o solo que nos alimenta. É um momento de mobilização da Sociedade! Celebrar essa data é uma forma de reconhecer a importância do meio ambiente em nossas vidas e de reforçar nosso compromisso em preservá-lo para as futuras gerações. Cada pequeno passo dado em direção à proteção ambiental contribui para um futuro mais saudável e equilibrado para todos!

Fontes:

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil