FEMAR E ÁGUAS DA GUANABARA SE UNEM EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE MARINHO

Publicado em 13 de Setembro de 2024

No dia 11 de setembro, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) realizou uma doação de 35 coletes salva-vidas para o Projeto Águas da Guanabara, como parte do esforço conjunto para promover a segurança da vida humana no mar e a preservação do meio ambiente aquático na região.

O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa fomentada pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) em convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – RJ e Prefeituras. Tem a intenção de recuperar o meio ambiente através de pesquisas de resíduos sólidos coletados na Baía de Guanabara, com o apoio de pescadores e pesquisadores. Ainda contribui para a demarcação de pontos de maior concentração de resíduos sólidos e identificação dos principais vetores de alimentação nesse processo de chegada de resíduos.

A atividade promoveu, no campo da educação ambiental, a interação com cerca de 20 crianças, por meio da demonstração da importância do ecossistema litorâneo. Os alunos contemplados com a ação estudam no Ensino Fundamental I da Escola Estadual Municipalizada de Itaitindiba, localizada no município de São Gonçalo.

A turma participou de várias atividades, dentre elas: exposição de embarcações dos pescadores participantes; navegação pelo litoral de São Gonçalo até a foz do Rio Imboaçu, além da observação da fauna e da flora, ocasião em que aprenderam sobre a importância ecológica e os desafios ambientais da região. A atividade foi encerrada na Praia das Pedrinhas, onde houve um debate sobre os aprendizados da manhã.

Fundação Pioneira da Maritimidade no Brasil

Fundação de Estudos do Mar

Não perca! Acompanhe mais atividades em nossas redes sociais: