Publicado em 13 de Setembro de 2024
No dia 11 de setembro, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) realizou uma doação de 35 coletes salva-vidas para o Projeto Águas da Guanabara, como parte do esforço conjunto para promover a segurança da vida humana no mar e a preservação do meio ambiente aquático na região.
O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa fomentada pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) em convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – RJ e Prefeituras. Tem a intenção de recuperar o meio ambiente através de pesquisas de resíduos sólidos coletados na Baía de Guanabara, com o apoio de pescadores e pesquisadores. Ainda contribui para a demarcação de pontos de maior concentração de resíduos sólidos e identificação dos principais vetores de alimentação nesse processo de chegada de resíduos.
A atividade promoveu, no campo da educação ambiental, a interação com cerca de 20 crianças, por meio da demonstração da importância do ecossistema litorâneo. Os alunos contemplados com a ação estudam no Ensino Fundamental I da Escola Estadual Municipalizada de Itaitindiba, localizada no município de São Gonçalo.
A turma participou de várias atividades, dentre elas: exposição de embarcações dos pescadores participantes; navegação pelo litoral de São Gonçalo até a foz do Rio Imboaçu, além da observação da fauna e da flora, ocasião em que aprenderam sobre a importância ecológica e os desafios ambientais da região. A atividade foi encerrada na Praia das Pedrinhas, onde houve um debate sobre os aprendizados da manhã.