Publicado em 14 de Novembro de 2024
O BOLETIM GEOCORRENTE – EDIÇÃO ESPECIAL G20 é produzido pelos pesquisadores do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola Guerra Naval.
Em 2024, o Brasil assumiu pela primeira vez a presidência do G20. Com isso, o país tem a possibilidade de trazer luz aos temas de maior importância para o governo brasileiro. Os principais eixos que dão base à presidência brasileira do grupo são de combate à fome, à desigualdade, à pobreza e às mudanças climáticas. Esses temas refletem desafios históricos enfrentados pelo Brasil, mas também dialogam com questões globais que afetam muitos países, especialmente aqueles em desenvolvimento.
Assumir a presidência do G20 significa para o Brasil pode promover a cooperação internacional para buscar soluções coletivas para esses problemas, em nível tanto doméstico quanto global. Ademais, o combate à fome se alinha com os ODS da ONU e com as políticas de segurança alimentar. A luta contra a desigualdade e a pobreza se articula com a necessidade de redistribuição de renda, o acesso equitativo a recursos e a promoção de justiça social, temas que também ecoam em outras nações do G20.
Portanto, o Brasil pode usar essa plataforma global para enfatizar a importância de políticas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento econômico sustentável, conectando suas próprias prioridades com os debates internacionais. Ademais, a presidência brasileira é de suma importância para que o Brasil possa introduzir suas prioridades estratégicas nas discussões do fórum, sempre articulando com os próximos membros da troika — África do Sul (2025) e EUA (2026) — para garantir a continuidade de sua agenda.
Uma boa leitura!https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.egn/files/Boletim%20Especial%20-%20G20_0.pdf